CONTAS PARA PAGAR E ENCOMENDAS PARA RECEBER? NOVA VAGA DE PHISHING ATACA EMPRESAS PORTUGUESAS

Está a receber emails dos CTT, EDP, Intrum ou do Millenium BCP a pedir para pagar contas, regularizar saldos ou levantar encomendas? Os esquemas de phishing voltaram a atacar “em força” e o Centro Nacional de Cibersegurança alerta que e que a melhor medida de proteção é a prevenção.

Os esquemas de phishing são um fenómeno já bem conhecido que assola as caixas de correio eletrónico com frequência, sendo que agora, os autores do ataque, fazem-se passar por empresas nacionais, como, por exemplo, os CTT, o banco Millenium BCP, a EDP ou a Intrum, entre outras, com o intuito de levar os utilizadores a cederem os seus dados.

Os emails que chegam às caixas de correio possuem um tom de alarme e apresentam um formato relativamente simples: existe uma situação que necessita de ser resolvida com a entidade em questão e, para tal, o utilizador precisa de fazer o download dos ficheiros anexados ou de clicar num determinado link.

É verdade que algumas das mensagens são detetadas pelos mecanismos de segurança do Gmail ou do Outlook e sinalizadas como spam. No entanto, é necessário manter-se atento, pois existem outras que conseguem “escapar” e passar para a caixa de entrada, aproveitando-se dos utilizadores mais incautos.

Para evitar ser “apanhado” por estratégias de phishing, o CNCS recomenda atenção redobrada e adotar uma postura preventiva, como o uso de Sistemas de Antivírus. Evite incidentes que possam por em causa as suas informações privadas e a segurança dos seus equipamentos. Fale Connosco.

A ESET PROTEGE-O CONTRA PHISHING

Conheça as soluções que lhe permitem detetar e reagir às ameaças informáticas de forma rápida e eficaz.